Innocenti Advogados > Destaques > Artigos > Joint Venture pode ser opção estratégica para o negócio

Destaques

"Joint Venture pode ser opção estratégica para o negócio"

Por admin em - Nenhum comentário

Cada vez mais popular no meio corporativo, a Joint Venture pode ser uma excelente estratégia para impulsionar seu negócio. Muitas empresas brasileiras têm se associado a empresas nacionais e estrangeiras a fim de ganhar mais visibilidade no mercado.

Joint Venture é uma expressão em inglês que significa a união de duas ou mais empresas já existentes. O objetivo é realizar uma atividade econômica comum para alcançar um novo nicho de mercado e, consequentemente, lucro.

Essa associação costuma ter prazo determinado e, nesse período, a personalidade jurídica das empresas envolvidas e sua autonomia financeira e administrativa ficam preservadas.

A união entre as empresas e o compartilhamento de know how asseguram uma parceria que gera esforços de todas as partes em diversos aspectos: conhecimento, logística, técnicas, entre outros. Como vantagens dessa parceria, podemos citar o compartilhamento das responsabilidades do negócio e a otimização da capacidade de produção.

Ainda não há no Brasil uma legislação específica para esse tipo de parceria. Dessa forma, aplicam-se as diretrizes do Direito Civil e Empresarial, mas é também preciso cuidado nos termos do acordo para que haja êxito.

Por esse motivo, a presença de um advogado com expertise nessas áreas de atuação, que entenda o core business de ambas as empresas envolvidas na empreitada, é extremamente importante para que o procedimento seja feito de maneira correta e, assim, aumente suas chances de êxito.

Material de conteúdo meramente informativo – Advogada Responsável Dra. Grazielle da Silva Ferraz (grazielle.ferraz@innocenti.com.br).